Aula-fora

Aula 1

                                          Aula de Culinária
Por: Simone Bartolomeu Biage

Material:

Receita de brigadeiro, ingredientes para fazer o brigadeiro, panela, fogão, colher, forminhas.

Faixa etária: 1 ano/6 anos.

Objetivos:

-Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais;

-Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e qual medida foi utilizado;

-Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada;

-Trabalhar em equipe;

-Noções matemáticas de quantidade e volume.

Desenvolvimento:

Combinar com a coordenação da escola um dia que as crianças possam utilizar a cozinha, com o espaço reservado a professora distribui para os alunos a receita do brigadeiro, todos lêem juntos e depois ela pede para que eles observem a maneira como são colocadas as quantidades e ao formato do texto. Todos vão à cozinha de touca e ela explica a necessidade de higiene quando forem cozinhar e os cuidados que deverão ser tomados dentro da cozinha.

Enquanto ela explica a maneira de fazer o brigadeiro vai frisando que esta seguindo o passo a passo da receita, e a professora faz a parte do fogão. Depois de frio todos irão participar, enquanto uns enrolam outros passam nas formiguinhas e outros colocam nas forminhas. A professora pode finalizar esta aula na cozinha mesmo, com todos comendo o que foi feito por eles.


Receita de Brigadeiro

· 1 lata de leite condensado

· 1 colher de sopa de margarina sem sal

· 7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó

· Chocolate granulado para fazer bolinhas

Modo de preparar

  1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
  2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau
  3. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
  4. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado
  5. As forminhas você encontra em qualquer supermercado






 Aula 2


Mapeamento do Corpo.
Por: Simone Bartolomeu Biage



Material: Papel pardo, canetinha ou giz.

Objetivos: Explorar as noções de lateralidade e proporcionalidade é fundamental para a alfabetização cartográfica. Construir a ligação concreta x representação. Ao mapear seu próprio corpo a criança toma consciência de sua estrutura, da posição de seus membros, dos lados de seu corpo.

Desenvolvimento: Na quadra, formar uma grande roda com os alunos sentados no chão, deixar livre o espaço central da roda; pedir a um aluno que se deite no chão sobre a folha de papel pardo; um colega deverá contornar seu corpo com a canetinha (o aluno também poderá deitar-se diretamente no chão e usar giz para contornar). Depois de todos estarem mapeados cada aluno deverá colocar as partes do corpo em sua folha, como, olhos, boca, nariz, orelha e assim por diante. A professora pode finalizar esta atividade em sala ou na quadra mesmo.
Fonte:  (Livro de Geografia, Neusa Sanchez Guelli, Miriam Orensztejn.Editora Moderna;1ºsérie.)
Aula 3



Brinquedos que voam
Por: Simone Bartolomeu Biage
Objetivos 
- Elaborar hipóteses sobre os fenômenos da natureza. 
- Explorar problemas de ordem física com brinquedos voadores. 
- Construir pensamentos para observar o mundo científico. 

Anos 

Pré-escola. 

Tempo estimado 
Uma semana. 

Material necessário 
Cata-ventos de tamanhos diferentes, papel cartão, de seda, vegetal, sulfite e cartolina. Folhas de jornal cortadas em quadrados, com 32 centímetros de lado e em tiras finas. Giz, palitos de dente, pedaços de linha com 30 e de 70 centímetros de comprimento e carretel de linha própria para pipas. 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Deixe os cata-ventos à disposição das crianças e leve-as para o parque. Estimule a observação do movimento deles. Por que o cata-vento gira? Por que às vezes ele roda rápido? De onde vem à força que faz com que ele se mova? Como é possível fazê-lo girar mais rápido? 

2ª etapa 
Convide a turma a construir aviões de papel e participar de uma competição. Ofereça papel cartão, vegetal, sulfite e de seda e cartolina, cortados em diferentes tamanhos, e ajude-os a fazer as dobras, passo a passo. É interessante levá-los a pensar sobre a diversidade de papéis. Quais julgam ser mais adequados? Por quê? 

3ª etapa 
De volta ao parque, as crianças vão competir em duplas: uma arremessa o avião e o colega marca com um giz o ponto onde ele caiu. Depois que todos tiverem jogado, o grupo deve observar os resultados e retomar as ideias sobre o tipo de papel mais adequado para fazer os aviões. Pergunte também se os grandes voaram para mais longe que os pequenos. Por fim, as crianças devem montar mais aviões, dessa vez do tamanho e com o papel que julgam mais pertinentes, e brincar com eles.
 
4ª etapa 
Os pequenos vão montar capuchetas, uma variação simples da pipa (ou papagaio, como se diz em algumas regiões). Distribua o jornal e explique que o primeiro passo é dobrá-lo ao meio, formando um triângulo. Depois, é preciso abrir a folha, deixando a marca em posição vertical, e virar para trás a ponta de cima. Com um palito, ajude-os a fazer um furo em cada uma das outras pontas. Depois, distribua as linhas de 30 centímetros para que ela seja passada pelos furos das pontas da direita e da esquerda, e amarre. Para fazer a rabiola, amarre as tirinhas de jornal em uma linha de 70 centímetros lado a lado e prenda-as na ponta de baixo. Por fim, amarre a linha do carretel no centro do fio preso às laterais.
 
5ª etapa 
Ao ar livre, ensine a turma a empinar as capuchetas. É importante que nesse momento o grupo perceba que o vento tem uma direção e que é de acordo com ela que a capucheta voa.
 
6ª etapa 
Pergunte aos pequenos se venta todo dia e se a capucheta voaria sem ele. E se ela fosse feita com um papel mais pesado que o jornal? Por que ela voa ao ser puxado durante a corrida? A turma deve fazer associações a respeito do que o ar em movimento provoca.
Avaliação 

Avalie se as crianças, durante todo o processo, passaram a conhecer o impacto do vento no movimento dos objetos com que brincaram e se perceberam a influência do material usado na confecção deles.




 
Referencias Bibliograficas
(Aula)
(foto)
cmeialgodaodoce.blogspot.com        



   Aula 4    

Por: Simone Bartolomeu Biage
parlenda - suco gelado

Dê início à atividade, escrevendo na lousa a parlenda do alfabeto:

Suco gelado

cabelo arrepiado

qual é a letra

do seu namorado?

A B C D E F G H

I J K L M N O P Q

R S T U V W X Y Z

Recite a parlenda com a turma várias vezes, garantindo que todos a tenham decorado. Em seguida, faça a leitura dos versos, apontando onde você está lendo, ajustando a leitura à localização da palavra no texto.

Encerrando a atividade, leve-os para o pátio da escola e brinquem de pular corda enquanto recitam a parlenda. A letra do alfabeto em que a criança errar será a primeira letra do nome de seu (sua) "namorado (a)".



(Caderno de orientação - 1º ano do Ensino Fundamental - Objetivo)

Parlendas e pequenos textos memorizados são bons recursos no início da alfabetização. Além de servirem ao propósito da aprendizagem de leitura e escrita, ainda são ótimos para brincar.












2 comentários: