Projetos

Por: Alice Mara e Edineuza

Sustentabilidade na prática

Confira projetos e atividades que têm ajudado a promover mudanças de atitude na escola e em casa

Juliana Lambert

Objetivos:
 Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, à informação e aos valores veiculados pela mídia
 Desenvolver a capacidade de liderança, a responsabilidade social e o companheirismo necessários para operar mudanças positivas
 Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis
 Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de preservação do meio ambiente em ações cotidianas (cuidado com o ambiente escolar, atitudes de não consumismo, de não desperdício e de reciclagem de material)
 Estimular a reflexão e a busca por soluções sustentáveis




Antes de abordar o tema sustentabilidade é preciso ter em mente que o caminho entre o discurso e a prática é longo, mas gratificante. Na rede de colégios Pueri Domus, em São Paulo, o primeiro alerta sobre desperdício é feito no momento da matrícula, quando o aluno recebe uma squeeze e pode refletir sobre o uso de copos descartáveis. Além disso, a reciclagem faz parte da rotina e a circular enviada para os pais é on-line (nada de papel). "A discussão sobre sustentabilidade percorre o Ensino Fundamental I com perspectivas diferentes em cada ano. Os alunos vão a campo investigar e constatar o que foi debatido em sala de aula e, depois, são estimulados a pensar em ações sustentáveis", explica Christina Sabadell, coordenadora do Ensino Fundamental I da rede. Preparar cidadãos críticos e conscientes é o objetivo do projeto "Conservação de Energia e Água", do Colégio Rio Branco, na capital paulista. "Os alunos percebem que pequenas ações individuais e coletivas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, tornando concreta a ideia de pensar globalmente e agir localmente", afirma a coordenadora do Ensino Fundamental I, Vânia Concimo Santos. A seguir, leia mais sobre esses trabalhos que colocam a sustentabilidade em prática, e conheça o projeto "Mão na Terra", da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito, de São José dos Campos, SP.

Inspire-se! 
Este folheto foi produzido pelos alunos do Colégio Rio Branco no Projeto Conservação de Energia e Água.



Projeto Conservação de Energia e Água
Este projeto foi aplicado com turmas de 4º e 5º anos do Colégio Rio Branco e propõe atividades de investigação, coleta de dados, observação, pesquisa, registros em diferentes linguagens e dinâmicas de sensibilização, levando o aluno a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.





Divulgando e apresentando o projeto
1. Aborde a importância do projeto e mostre para a turma que é fundamental divulgá-lo para todos os alunos da escola. 
2. Divida os alunos em duplas e sugira a produção de cartazes e folhetos. Comente a importância das cores, o tamanho das letras e reforce o recado que deverá ser transmitido.
3. Para produzir o material, as duplas poderão desenhar, usar recursos de computador, materiais recicláveis e recortes de revistas.
4. Ao concluir a atividade, promova a correção coletiva. Faça cópias do material e peça para as duplas circularem pelo colégio para distribuir os folhetos e afixar os cartazes.



Frases criativas e mascote da campanha
Elabore junto com os alunos textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Convide-os também a criar um mascote, que pode ser o símbolo da campanha. Ele pode digital ou feito com materiais de arte. O arte-educador Leonardo Polido desenvolveu um modelo em forma de pingo d'água, que também pode ser usado em um teatro de marionetes. Veja o passo a passo.





Rap da energia
Paródia de garota de ipanema
Você quer deixar a sua vida
Cheia de alegria?
Então, economize energia
Ao passar a roupa,
Cante esta música louca,
Debaixo do chuveiro:

Economize seu dinheiro!
Economize, economize!!!
À praça iluminada,
O ar-condicionado,
Não deixe ligado.
Se você tem bom coração,
Ao sair,
Desligue a televisão.
Economize, economize !!!
Nessa onda, agilize!!!
Para todos brincar.

Olha que coisa mais linda,
Mais cheia de graça,
É a bela energia
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho
do lar...
A caminho do lar...

Ela é que passa em casa,
Dando luz ao rádio e ao
ferro,
À praça iluminada,
Tudo equilibrado
Só pra você...
Só pra você ...
Ao sair,
Oh! Se tudo isso acabar...
Não deixe de economizar
Para ficar a vida alegre,

Peça teatral
Sugira a produção de uma peça de teatro com o tema do desperdício. Ela pode ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental I.
2. Divida a turma em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora. 
3. Disponibilize horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha roupas, músicas e outras). 
4. Estimule a turma a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício e sugira a adaptação de uma obra.



Música para sensibilizar
1. Divida os alunos em duplas ou trios e proponha a criação de uma paródia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos. 
2. Apresente diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar. 
3. Antes que os alunos escrevam as letras, faça uma lista com ações conscientes que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e promova a discussão entre eles. 
4. Acompanhe, ao lado, a paródia da canção "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, escrita pelos alunos Renata, Heitor e Vinícius, do Colégio Rio Branco.



Projeto Mão na Terra
Este projeto é da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito e envolveu toda a comunidade. A escola foi responsável pela criação e manutenção de uma horta mandala; instalou uma cisterna para captar água da chuva e reduzir o consumo da rede pública; implementou uma composteira para transformar restos orgânicos em adubo e utilizá-los na horta; ofereceu oficinas de produção de sabão ecológico; e estimulou a troca de sementes com alunos de outro Estado. Acompanhe as atividades voltadas para o Ensino Fundamental I:



Desfile de moda ecológico (2º e 3º anos)
1. Na aula de artes, mostre aos alunos que é possível produzir roupas com materiais recicláveis. Ofereça garrafas PET, lacre de latinhas de refrigerante, jornal, papel, plástico e outros materiais. 
2. Estimule a turma a usar plásticos e papéis como matéria-prima para vestidos. Já os lacres das latinhas podem se transformar em belos cintos, colares e bolsas. Veja a seguir algumas criações do arte-educador Leonardo Polido. 
3. Marque uma data para os alunos apresentarem suas criações em um desfile ecológico. Chame os pais para assistirem.





Sustentabilidade na prática

Confira projetos e atividades que têm ajudado a promover mudanças de atitude na escola e em casa

Juliana Lambert




Cidade sustentável (5º ano)
1. Proponha aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas. 
2. Faça com que reflitam sobre a localidade onde vivem, levantem demandas e busquem soluções. Aponte alguns exemplos, como o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias. 
3. Divida-os em grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área. Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente. 
4. A cidade pode ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.





 



Fonte:

2 comentários: