Confira projetos e atividades que têm ajudado a promover mudanças de
atitude na escola e em casa
Juliana Lambert
|
Antes de abordar o tema sustentabilidade é preciso ter em mente que o caminho entre o
discurso e a prática é longo, mas gratificante. Na rede de colégios Pueri Domus,
em São Paulo, o primeiro alerta sobre desperdício é feito no momento da
matrícula, quando o aluno recebe uma squeeze e pode refletir sobre o uso de
copos descartáveis. Além disso, a reciclagem faz parte da rotina e a circular
enviada para os pais é on-line (nada de papel). "A discussão sobre
sustentabilidade percorre o Ensino Fundamental I com perspectivas diferentes em
cada ano. Os alunos vão a campo investigar e constatar o que foi debatido em
sala de aula e, depois, são estimulados a pensar em ações sustentáveis",
explica Christina Sabadell, coordenadora do Ensino Fundamental I da rede.
Preparar cidadãos críticos e conscientes é o objetivo do projeto
"Conservação de Energia e Água", do Colégio Rio Branco, na capital
paulista. "Os alunos percebem que pequenas ações individuais e coletivas
contribuem para a melhoria da qualidade de vida, tornando concreta a ideia de
pensar globalmente e agir localmente", afirma a coordenadora do Ensino
Fundamental I, Vânia Concimo Santos. A seguir, leia mais sobre esses trabalhos
que colocam a sustentabilidade em prática, e conheça o projeto "Mão na
Terra", da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito, de
São José dos Campos, SP.
|
Inspire-se!
Este folheto foi produzido pelos alunos do Colégio Rio Branco no Projeto Conservação de Energia e Água. |
Projeto Conservação de Energia e Água
Este projeto foi aplicado com turmas de 4º e 5º anos do Colégio Rio Branco e propõe atividades de investigação, coleta de dados, observação, pesquisa, registros em diferentes linguagens e dinâmicas de sensibilização, levando o aluno a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.
Este projeto foi aplicado com turmas de 4º e 5º anos do Colégio Rio Branco e propõe atividades de investigação, coleta de dados, observação, pesquisa, registros em diferentes linguagens e dinâmicas de sensibilização, levando o aluno a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.
Divulgando e apresentando o projeto
1. Aborde a importância do projeto e mostre para a turma que é fundamental divulgá-lo para todos os alunos da escola.
2. Divida os alunos em duplas e sugira a produção de cartazes e folhetos. Comente a importância das cores, o tamanho das letras e reforce o recado que deverá ser transmitido.
3. Para produzir o material, as duplas poderão desenhar, usar recursos de computador, materiais recicláveis e recortes de revistas.
4. Ao concluir a atividade, promova a correção coletiva. Faça cópias do material e peça para as duplas circularem pelo colégio para distribuir os folhetos e afixar os cartazes.
1. Aborde a importância do projeto e mostre para a turma que é fundamental divulgá-lo para todos os alunos da escola.
2. Divida os alunos em duplas e sugira a produção de cartazes e folhetos. Comente a importância das cores, o tamanho das letras e reforce o recado que deverá ser transmitido.
3. Para produzir o material, as duplas poderão desenhar, usar recursos de computador, materiais recicláveis e recortes de revistas.
4. Ao concluir a atividade, promova a correção coletiva. Faça cópias do material e peça para as duplas circularem pelo colégio para distribuir os folhetos e afixar os cartazes.
Frases criativas e mascote da campanha
Elabore junto com os alunos textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Convide-os também a criar um mascote, que pode ser o símbolo da campanha. Ele pode digital ou feito com materiais de arte. O arte-educador Leonardo Polido desenvolveu um modelo em forma de pingo d'água, que também pode ser usado em um teatro de marionetes. Veja o passo a passo.
Elabore junto com os alunos textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Convide-os também a criar um mascote, que pode ser o símbolo da campanha. Ele pode digital ou feito com materiais de arte. O arte-educador Leonardo Polido desenvolveu um modelo em forma de pingo d'água, que também pode ser usado em um teatro de marionetes. Veja o passo a passo.
|
Rap da energia
Paródia de garota de ipanema
Você quer deixar a sua vida
Cheia de alegria? Então, economize energia Ao passar a roupa, Cante esta música louca, Debaixo do chuveiro:
Economize seu dinheiro!
Economize, economize!!! À praça iluminada, O ar-condicionado, Não deixe ligado. Se você tem bom coração, Ao sair, Desligue a televisão. Economize, economize !!! Nessa onda, agilize!!! Para todos brincar.
Olha que coisa mais linda,
Mais cheia de graça, É a bela energia Que vem e que passa No doce balanço, a caminho do lar... A caminho do lar...
Ela é que passa em casa,
Dando luz ao rádio e ao ferro, À praça iluminada, Tudo equilibrado Só pra você... Só pra você ... Ao sair, Oh! Se tudo isso acabar... Não deixe de economizar Para ficar a vida alegre, |
Peça teatral
Sugira a produção de uma peça de teatro com o tema do desperdício. Ela pode ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental I.
2. Divida a turma em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora.
3. Disponibilize horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha roupas, músicas e outras).
4. Estimule a turma a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício e sugira a adaptação de uma obra.
Sugira a produção de uma peça de teatro com o tema do desperdício. Ela pode ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental I.
2. Divida a turma em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora.
3. Disponibilize horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha roupas, músicas e outras).
4. Estimule a turma a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício e sugira a adaptação de uma obra.
Música para sensibilizar
1. Divida os alunos em duplas ou trios e proponha a criação de uma paródia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos.
2. Apresente diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar.
3. Antes que os alunos escrevam as letras, faça uma lista com ações conscientes que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e promova a discussão entre eles.
4. Acompanhe, ao lado, a paródia da canção "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, escrita pelos alunos Renata, Heitor e Vinícius, do Colégio Rio Branco.
1. Divida os alunos em duplas ou trios e proponha a criação de uma paródia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos.
2. Apresente diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar.
3. Antes que os alunos escrevam as letras, faça uma lista com ações conscientes que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e promova a discussão entre eles.
4. Acompanhe, ao lado, a paródia da canção "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, escrita pelos alunos Renata, Heitor e Vinícius, do Colégio Rio Branco.
Projeto Mão na Terra
Este projeto é da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito e envolveu toda a comunidade. A escola foi responsável pela criação e manutenção de uma horta mandala; instalou uma cisterna para captar água da chuva e reduzir o consumo da rede pública; implementou uma composteira para transformar restos orgânicos em adubo e utilizá-los na horta; ofereceu oficinas de produção de sabão ecológico; e estimulou a troca de sementes com alunos de outro Estado. Acompanhe as atividades voltadas para o Ensino Fundamental I:
Este projeto é da Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos de Brito e envolveu toda a comunidade. A escola foi responsável pela criação e manutenção de uma horta mandala; instalou uma cisterna para captar água da chuva e reduzir o consumo da rede pública; implementou uma composteira para transformar restos orgânicos em adubo e utilizá-los na horta; ofereceu oficinas de produção de sabão ecológico; e estimulou a troca de sementes com alunos de outro Estado. Acompanhe as atividades voltadas para o Ensino Fundamental I:
Desfile de moda ecológico (2º e 3º anos)
1. Na aula de artes, mostre aos alunos que é possível produzir roupas com materiais recicláveis. Ofereça garrafas PET, lacre de latinhas de refrigerante, jornal, papel, plástico e outros materiais.
2. Estimule a turma a usar plásticos e papéis como matéria-prima para vestidos. Já os lacres das latinhas podem se transformar em belos cintos, colares e bolsas. Veja a seguir algumas criações do arte-educador Leonardo Polido.
3. Marque uma data para os alunos apresentarem suas criações em um desfile ecológico. Chame os pais para assistirem.
1. Na aula de artes, mostre aos alunos que é possível produzir roupas com materiais recicláveis. Ofereça garrafas PET, lacre de latinhas de refrigerante, jornal, papel, plástico e outros materiais.
2. Estimule a turma a usar plásticos e papéis como matéria-prima para vestidos. Já os lacres das latinhas podem se transformar em belos cintos, colares e bolsas. Veja a seguir algumas criações do arte-educador Leonardo Polido.
3. Marque uma data para os alunos apresentarem suas criações em um desfile ecológico. Chame os pais para assistirem.
Sustentabilidade na prática
Confira projetos e atividades que têm ajudado a
promover mudanças de atitude na escola e em casa
Juliana Lambert
Cidade sustentável (5º ano)
1. Proponha aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas.
2. Faça com que reflitam sobre a localidade onde vivem, levantem demandas e busquem soluções. Aponte alguns exemplos, como o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias.
3. Divida-os em grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área. Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente.
4. A cidade pode ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.
1. Proponha aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas.
2. Faça com que reflitam sobre a localidade onde vivem, levantem demandas e busquem soluções. Aponte alguns exemplos, como o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias.
3. Divida-os em grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área. Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente.
4. A cidade pode ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.
|
|
Fonte:
Ótimos projetos meninas, parabéns!
ResponderExcluirO pessoal foi muito criativo mesmo hein?
ResponderExcluirParabéns meninas...