Sarau




Sejam bem vindos, caros visitantes:
Minha postagem de hoje refere-se à uma das atividades que mais envolvem as crianças em sala de aula: o sarau.
E novamente recorri ao site da Revista Nova Escola, por sua idoneidade, pela seriedade com que aborda cada tema e pela certeza de que as matérias publicadas têm não só ótima procedência, mas, conteúdo e que sempre servem como um guia para os educadores preocupados em trabalhar novos conteúdos com seus alunos.
Mãos à obra, ou melhor, vozes à obra! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Sarau infantil


                                                                    O b j e t i v o s 

- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma. 
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal. 

                                                                    C o n t e ú d o 
- Comunicação oral. 

                                                                           Anos 


Pré-escola. 

                                                                T e m p o   e s t i m a d o 


Dois meses.  

                                                           M a t e r i a l  n e c e s s á r i o









- Filmadora


















- Caixa de papelão
















                                                                      



- Aparelho de som
















- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, 16 reais)
















                                            Livros

   

- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)










- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)















- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)









                                          F l e x i b i l i z a ç ã o 

Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.

                                               D e s e n v o l v i m e n t o 
1ª etapa 
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los. 

2ª etapa 
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

3ª etapa 
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD. 

4ª etapa 
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos. 

5ª etapa 
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também. 

6ª etapa 
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento. 

7ª etapa 
Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar. 

                                                        P r o d u t o   f i n a l 
Sarau infantil. 

                                                           A v a l i a ç ã o 


Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E se quiserem saber mais sobre esse assunto ou outros igualmente interessantes acessem:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/sarau-infantil-568064.shtml 


--------------------------------------------------------------------------------


Enviado por Simone Biagi

Aluna do Curso de Pedagogia 

Unianhanguera -  SCS

Campus Aliberti e nossa parceria de grupo de EAD






Sarau Chico Buarque

Faixa etária: 2 anos


Objetivo

§  Valorizar a música popular brasileira através das canções de Chico Buarque de Holanda.
§   Aprender a cantar as músicas do compositor Chico Buarque.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
                                          
Músicas de Chico Buarque. Participação em atividades coletivas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade: Apresentação do sarau musical.
Propor como atividade de sistematização do estudo sobre o cantor Chico Buarque uma apresentação das músicas trabalhadas em sala de aula.
1º MOMENTO

Inicie um diálogo com as crianças sobre as músicas do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, comentando um pouco sobre sua vida. Após as informações, ouvir um CD com as canções do cantor. Depois, escolha junto com as crianças, as músicas que chamou mais atenção. Em seguida, ouça novamente o CD com as músicas escolhidas. Após esse momento, comente com as crianças a possibilidade de fazer um sarau musical, cantando algumas músicas de Chico Buarque. Nesse diálogo, explique como se organiza um sarau, exemplificando que existe sarau de poesia e de música, Após essa conversa, escolher as músicas para cantar no sarau. Como sugestão, as músicas:   A Banda, João e Maria,  A História de uma gata. É importante que as crianças tenham as letras das músicas que irão apresentar no sarau para ensaiar em casa.

2º MOMENTO

Após a escolha das músicas, planejar com as crianças a organização do sarau, questionando sobre a vestimenta, o cenário e as ações que irão realizar no palco. Sugestão de possíveis questões:
§  Iniciaremos cantando qual música?
§  Que movimentos vocês irão fazer na música A História de uma Gata?
§  Qual será a fantasia?  
§  Quem poderá tocar violão?
 Lembre-se de registrar com hidrocor, numa cartolina, as sugestões das crianças e deixe fixo no mural da sala, para a consulta nos momentos de produção do sarau.
3º MOMENTO

No dia combinado, as crianças se apresentarão vestidas com os figurinos  baseados no contexto das canções trabalhadas durante o estudo. Sugerimos que convidem um pai ou mãe ou mesmo um professor/funcionário da escola para participar do sarau, tocando violão, acompanhando as crianças enquanto cantam as canções. Os demais pais devem ser convidados para apreciar o sarau. 
OBSERVAÇÃO: as músicas apresentadas devem ser ensaiadas com antecedência em sala de aula.
4ºMOMENTO

As crianças numa grande roda irão expressar oralmente sua opinião sobre esse momento. Em seguida, em duplas, poderão registrar com desenhos a apresentação do sarau.
Avaliação

O Professor deverá observar se as crianças:
§  Conseguem representar a situação vivenciada (sarau) através do seu desenho;
§  Cantaram as músicas trabalhadas demonstrando satisfação em participar da atividade.
Recursos Complementares
Sugestões de links:
Letra e vídeo da música A Bandahttp://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/ 






   Até a próxima postagem pessoal!













Um comentário:

  1. É muito bom saber que temos muitas opções para ensinar nossas crianças atualmente não?

    Adoro trabalhar com música, literatura e poesia, sem d´vida vou aproveitar algumas idéias...

    ResponderExcluir