Olá caros visitantes do blog sejam bem vindo (as):
As manifestações artísticas são uma ótima maneira, não só de transmitir,
mas, de fixar conhecimentos para as turmas das séries iniciais. Quer seja
através da música, pintura, artesanato, as crianças se sentem interessadas e
motivadas a interagir com os elementos propostos, soltar a voz, por a mão na
massa, criar e descobrir.
E, claro, adoram filmes e desenhos, pois sentem-se como personagens,
participam fantasiando as situações visualizadas em seu dia-a-dia, utilizando
esta fantasia como forma de expressar seus sentimentos e revelar seu lado
interior.
Isso sem falar que um bom filme ou desenho também diverte distrai e
torna a aula diferente não é?
Pois bem, pipoca, refrigerante, um lugar confortável e...
Bom filme!
Plano de aula utiliza "Boleiros - Era Uma Vez o Futebol..."
para analisar o futebol sob a ótica cultural, sem a valorização excessiva do
profissionalismo.
"Boleiros - Era uma Vez o Futebol...":
como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
Introdução
Em um bar, ex-jogadores de futebol se encontram para relembrar histórias do tempo em que ainda atuavam como profissionais. Entre episódios tristes, engraçados e reflexivos, eles traçam um panorama do esporte mais popular do Brasil sob o olhar ingênuo do passado. "O grande barato de Boleiros - Era uma Vez o Futebol... é valorizar o futebol na nossa cultura", afirma Fábio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo. Ele reflete que há no esporte atualmente uma valorização demasiada do profissionalismo, enquanto o prazer e a diversão ficam em segundo plano.
Objetivo
Analisar o futebol por uma perspectiva cultural e com base nos elementos que o compõem, como os próprios jogadores, os técnicos, os jornalistas esportivos e os torcedores.
Conteúdos
História do futebol brasileiro e formas como ele era jogado e aprendido antigamente.
Trechos selecionados
Uma cena marcante do filme está no episódio contado por um dos ex-jogadores sobre um menino pobre que ganha a chance de treinar com ele em uma escolinha, onde era treinador. Enquanto os outros garotos aprendiam driblando cones, ele já sabia todos os passes (30m00s a 39m35s). Esse episódio é contado por um ex-jogador do São Paulo Futebol Clube e chama a atenção justamente por trazer uma criança como protagonista.
Atividade
Exiba o trecho destacado e, em seguida, organize um debate com os alunos sobre como se aprende a jogar futebol hoje e como era antigamente. Comente que o futebol não se aprende só com táticas e treinos técnicos, mas também entre amigos. Na quadra, apresente brincadeiras tradicionais com a bola, como bobinho, artilheiro e caixote, e estimule o prazer de jogar apenas pela atividade física.
Avaliação
Incentive a troca de experiências entre os alunos sobre as brincadeiras que eles conhecem que envolvem o futebol e verifique se ampliaram seu universo futebolístico. A avaliação pode ser feita então pelo envolvimento em um jogo em quadra.
Em um bar, ex-jogadores de futebol se encontram para relembrar histórias do tempo em que ainda atuavam como profissionais. Entre episódios tristes, engraçados e reflexivos, eles traçam um panorama do esporte mais popular do Brasil sob o olhar ingênuo do passado. "O grande barato de Boleiros - Era uma Vez o Futebol... é valorizar o futebol na nossa cultura", afirma Fábio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo. Ele reflete que há no esporte atualmente uma valorização demasiada do profissionalismo, enquanto o prazer e a diversão ficam em segundo plano.
Objetivo
Analisar o futebol por uma perspectiva cultural e com base nos elementos que o compõem, como os próprios jogadores, os técnicos, os jornalistas esportivos e os torcedores.
Conteúdos
História do futebol brasileiro e formas como ele era jogado e aprendido antigamente.
Trechos selecionados
Uma cena marcante do filme está no episódio contado por um dos ex-jogadores sobre um menino pobre que ganha a chance de treinar com ele em uma escolinha, onde era treinador. Enquanto os outros garotos aprendiam driblando cones, ele já sabia todos os passes (30m00s a 39m35s). Esse episódio é contado por um ex-jogador do São Paulo Futebol Clube e chama a atenção justamente por trazer uma criança como protagonista.
Atividade
Exiba o trecho destacado e, em seguida, organize um debate com os alunos sobre como se aprende a jogar futebol hoje e como era antigamente. Comente que o futebol não se aprende só com táticas e treinos técnicos, mas também entre amigos. Na quadra, apresente brincadeiras tradicionais com a bola, como bobinho, artilheiro e caixote, e estimule o prazer de jogar apenas pela atividade física.
Avaliação
Incentive a troca de experiências entre os alunos sobre as brincadeiras que eles conhecem que envolvem o futebol e verifique se ampliaram seu universo futebolístico. A avaliação pode ser feita então pelo envolvimento em um jogo em quadra.
Plano de aula utiliza a animação "Carros" para valorizar a
prática esportiva como uma atividade coletiva e não apenas como competição.
Introdução
Relâmpago McQueen é um carro de corridas que tem a ambição de ser o primeiro estreante a vencer a Copa Pistão. Já em sua temporada inicial, se torna um astro, o que o faz acreditar que não precisa da ajuda de ninguém. Sem equipe na última corrida do campeonato, Relâmpago perde seus dois pneus na última volta. Para o professor Fabio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo, as crianças são inseridas desde cedo na cultura de que é preciso ganhar sempre. “Pelo contrário, o esporte não é só competição. Carros é um bom estímulo para discutir a cooperação no esporte.”
Objetivos
Valorizar a prática esportiva como uma atividade coletiva e não apenas como competição. Ampliar o repertório de jogos, incluindo os que dependem do coletivo.
Conteúdos
Jogos e brincadeiras, como amarelinha, pular corda e outros, que podem ser compartilhados.
Trechos selecionados
Cenas em que Relâmpago estoura como astro das pistas (cena 1- 9m23s a 13m40s; cena 2 -16m16s a 19m45s). Cena em que Relâmpago, à frente na última corrida, decide parar e ajudar o seu companheiro mais velho depois de um acidente (1h32m29s a 1h46m04s).
Atividade
Comece a atividade exibindo os trechos citados. Organize com a meninada o mapeamento de jogos e brincadeiras realizados em grupo. Divida as crianças em equipes e peça que redijam as regras das modalidades citadas e as ilustrem. Com esse material, construa um painel sobre jogos coletivos indicados pela sala, que pode ser exposto no corredor para a consulta das demais turmas.
Avaliação
Avalie se as crianças ampliaram seu repertório de jogos e se, durante o intervalo, passaram a brincar com as novas modalidades aprendidas. Analise ainda se elas incorporaram uma rotina de convivência cooperativa.
Relâmpago McQueen é um carro de corridas que tem a ambição de ser o primeiro estreante a vencer a Copa Pistão. Já em sua temporada inicial, se torna um astro, o que o faz acreditar que não precisa da ajuda de ninguém. Sem equipe na última corrida do campeonato, Relâmpago perde seus dois pneus na última volta. Para o professor Fabio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo, as crianças são inseridas desde cedo na cultura de que é preciso ganhar sempre. “Pelo contrário, o esporte não é só competição. Carros é um bom estímulo para discutir a cooperação no esporte.”
Objetivos
Valorizar a prática esportiva como uma atividade coletiva e não apenas como competição. Ampliar o repertório de jogos, incluindo os que dependem do coletivo.
Conteúdos
Jogos e brincadeiras, como amarelinha, pular corda e outros, que podem ser compartilhados.
Trechos selecionados
Cenas em que Relâmpago estoura como astro das pistas (cena 1- 9m23s a 13m40s; cena 2 -16m16s a 19m45s). Cena em que Relâmpago, à frente na última corrida, decide parar e ajudar o seu companheiro mais velho depois de um acidente (1h32m29s a 1h46m04s).
Atividade
Comece a atividade exibindo os trechos citados. Organize com a meninada o mapeamento de jogos e brincadeiras realizados em grupo. Divida as crianças em equipes e peça que redijam as regras das modalidades citadas e as ilustrem. Com esse material, construa um painel sobre jogos coletivos indicados pela sala, que pode ser exposto no corredor para a consulta das demais turmas.
Avaliação
Avalie se as crianças ampliaram seu repertório de jogos e se, durante o intervalo, passaram a brincar com as novas modalidades aprendidas. Analise ainda se elas incorporaram uma rotina de convivência cooperativa.
Plano de aula utiliza o filme "Space Jam - O Jogo do Século"
para explorar os esportes coletivos e estimular a cooperação e trabalho em
grupo.
Introdução
Nesta mistura de animação com “vida real”, Pernalonga e seus amigos são sequestrados por alienígenas que querem transformá-los em atração de um parque de diversões. O coelho propõe então um jogo de basquete em troca da liberdade do grupo e convoca Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, para ajudá-los. De acordo com a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, em São Paulo, as crianças no início do Ensino Fundamental ainda não entendem todas as regras do basquete, mas o filme serve para mostrar como um jogo competitivo pode ser cooperativo.
Objetivo
Participar de jogos que envolvem cooperação e trabalho em grupo.
Conteúdo
Introdução aos esportes coletivos.
Trechos selecionados
Aqueles em que Michael Jordan e os astros do basquete se divertem sem compromisso, logo no começo do filme (00m35s a 5m58s), e o jogo final, quando o time de Pernalonga e Jordan enfrenta os alienígenas no Jogo do Século (49m58s a 01h14m12s).
Atividade
Após a exibição dos trechos selecionados, tenha uma conversa com os alunos sobre o filme e a necessidade de colaborar um com o outro para que o resultado das partidas seja melhor. Fale também sobre a importância do esporte não ser apenas ganhar ou perder, mas o jogo em si - nesse momento, ressalte como Michael Jordan, jogador de basquete que marcou época, e Pernalonga demonstram prazer ao praticar o esporte durante o jogo final. Em seguida, peça que as crianças joguem uma partida de queimada tradicional. Depois, proponha uma queimada “cooperativa”, em que o aluno que foi acertado troca de time sem sair do jogo.
Avaliação
Avaliar a participação e a motivação em cooperar durante o jogo.
Nesta mistura de animação com “vida real”, Pernalonga e seus amigos são sequestrados por alienígenas que querem transformá-los em atração de um parque de diversões. O coelho propõe então um jogo de basquete em troca da liberdade do grupo e convoca Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, para ajudá-los. De acordo com a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, em São Paulo, as crianças no início do Ensino Fundamental ainda não entendem todas as regras do basquete, mas o filme serve para mostrar como um jogo competitivo pode ser cooperativo.
Objetivo
Participar de jogos que envolvem cooperação e trabalho em grupo.
Conteúdo
Introdução aos esportes coletivos.
Trechos selecionados
Aqueles em que Michael Jordan e os astros do basquete se divertem sem compromisso, logo no começo do filme (00m35s a 5m58s), e o jogo final, quando o time de Pernalonga e Jordan enfrenta os alienígenas no Jogo do Século (49m58s a 01h14m12s).
Atividade
Após a exibição dos trechos selecionados, tenha uma conversa com os alunos sobre o filme e a necessidade de colaborar um com o outro para que o resultado das partidas seja melhor. Fale também sobre a importância do esporte não ser apenas ganhar ou perder, mas o jogo em si - nesse momento, ressalte como Michael Jordan, jogador de basquete que marcou época, e Pernalonga demonstram prazer ao praticar o esporte durante o jogo final. Em seguida, peça que as crianças joguem uma partida de queimada tradicional. Depois, proponha uma queimada “cooperativa”, em que o aluno que foi acertado troca de time sem sair do jogo.
Avaliação
Avaliar a participação e a motivação em cooperar durante o jogo.
Plano de aula utiliza o filme "O Segredo de Beethoven" para
ensinar as crianças a apreciarem música erudita e conhecer sua história.
Como apresentar a música erudita para a turma com o
filme "O Segredo de Beethoven"
Introdução
Um compositor genial que perde a audição e não quer que sua tragédia pessoal transpareça para o público. Uma jovem e ambiciosa estudante de conservatório que tem a oportunidade de trabalhar com uma lenda viva. O conhecido drama do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) ganha tom ficcional no filme O Segredo de Beethoven, sugerido pela professora Valéria Caram, que leciona no colégio Pueri Domus, em São Paulo. "A música erudita é muito distante da nossa realidade e a escola tem de cumprir o papel de despertar o interesse dos estudantes para questões que não façam parte do seu cotidiano."
Objetivos
Apreciar a música erudita e conhecer sua história.
Conteúdos
Música erudita e história da música.
Trechos selecionados
A orquestra ensaiando (29m30s a 30m39s). O momento em que Beethoven percebe que não consegue mais ouvir (54m55 a 57m27s). O trecho final, quando Beethoven, já surdo, rege a orquestra (57m28s a 1h11m14s).
Atividade
Pergunte para as crianças quem conhece Beethoven. Ouça o que elas dizem e conte um pouco da história dele, destacando acontecimentos importantes de sua vida, como o fato de vir de uma família de músicos e de ele, desde a juventude, já se dedicar integralmente a ela. Ressalte também sua dedicação aos estudos logo que se mudou para Viena. Passe os trechos do filme e, em seguida diga que todos vão ouvir duas composições de Beethoven e dizer que sensação a música desperta neles. Coloque para tocar, então, a Quinta Sinfonia, que passa a sensação de suspense, e a Nona, mais alegre.
Avaliação
Analise o interesse das crianças pela música e coloque para elas ouvirem a Sonata Passionata, bem mais melancólica, e pergunte que sentimento causou nelas.
Um compositor genial que perde a audição e não quer que sua tragédia pessoal transpareça para o público. Uma jovem e ambiciosa estudante de conservatório que tem a oportunidade de trabalhar com uma lenda viva. O conhecido drama do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) ganha tom ficcional no filme O Segredo de Beethoven, sugerido pela professora Valéria Caram, que leciona no colégio Pueri Domus, em São Paulo. "A música erudita é muito distante da nossa realidade e a escola tem de cumprir o papel de despertar o interesse dos estudantes para questões que não façam parte do seu cotidiano."
Objetivos
Apreciar a música erudita e conhecer sua história.
Conteúdos
Música erudita e história da música.
Trechos selecionados
A orquestra ensaiando (29m30s a 30m39s). O momento em que Beethoven percebe que não consegue mais ouvir (54m55 a 57m27s). O trecho final, quando Beethoven, já surdo, rege a orquestra (57m28s a 1h11m14s).
Atividade
Pergunte para as crianças quem conhece Beethoven. Ouça o que elas dizem e conte um pouco da história dele, destacando acontecimentos importantes de sua vida, como o fato de vir de uma família de músicos e de ele, desde a juventude, já se dedicar integralmente a ela. Ressalte também sua dedicação aos estudos logo que se mudou para Viena. Passe os trechos do filme e, em seguida diga que todos vão ouvir duas composições de Beethoven e dizer que sensação a música desperta neles. Coloque para tocar, então, a Quinta Sinfonia, que passa a sensação de suspense, e a Nona, mais alegre.
Avaliação
Analise o interesse das crianças pela música e coloque para elas ouvirem a Sonata Passionata, bem mais melancólica, e pergunte que sentimento causou nelas.
Plano de aula utiliza o filme "O Estranho Mundo de Jack" para
ensinar como se fazem filmes de animação por meio de stop motion.
Introdução
Cansado de todos os anos ser o principal responsável pelo Halloween (Dia das Bruxas) na cidade onde vive, habitada por monstros, bruxas, duendes e vampiros, o criador de abóboras Jack Skellington está vagando pela floresta quando encontra uma passagem para a Cidade do Natal. Encantado com o que vê, ele volta para casa e decide raptar o Papai Noel. Esse é apenas o início desta animação de Tim Burton, que serve de inspiração para a arte-educadora Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo, ensinar aos alunos um pouco de técnicas de animação.
Objetivo
Aprender como se fazem filmes de animação por meio de stopmotion.
Conteúdos
Criação de storyboard (sequência de desenhos em quadrinhos que serve de planejamento para pensar uma animação) e compreender o stopmotion (técnica de animação filmada quadro a quadro com uma filmadora, máquina fotográfica ou feita por computador).
Trechos selecionados
O trecho em que Jack, o personagem principal, está na floresta, diante das portas dos feriados. Ele abre uma e acaba caindo na terra do Natal (13m00s a 17m29s).
Atividade
Explique como funciona o stopmotion. Ele pode ser feito com uma câmera simples, mesmo de um telefone celular, e um boneco de massinha simples, apenas com cabeça e membros. Divida a turma em grupos e peça que façam um boneco de massinha. Quando estiver pronto, o fotografem a cada vez que o mudarem de posição. Depois solicite que exibam as fotos na sequência, criando um filme em stopmotion. Para fazer isso, basta passar as fotos rapidamente na própria máquina digital. Em seguida, estimule todos a criar uma história e desenhar um storyboard para planejar sua filmagem.
Avaliação
Peça que os estudantes apresentem seus trabalhos para a sala. Depois organize uma roda de debate para que todos analisem o que viram e discutam sobre as técnicas que aprenderam naquela aula.
Cansado de todos os anos ser o principal responsável pelo Halloween (Dia das Bruxas) na cidade onde vive, habitada por monstros, bruxas, duendes e vampiros, o criador de abóboras Jack Skellington está vagando pela floresta quando encontra uma passagem para a Cidade do Natal. Encantado com o que vê, ele volta para casa e decide raptar o Papai Noel. Esse é apenas o início desta animação de Tim Burton, que serve de inspiração para a arte-educadora Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo, ensinar aos alunos um pouco de técnicas de animação.
Objetivo
Aprender como se fazem filmes de animação por meio de stopmotion.
Conteúdos
Criação de storyboard (sequência de desenhos em quadrinhos que serve de planejamento para pensar uma animação) e compreender o stopmotion (técnica de animação filmada quadro a quadro com uma filmadora, máquina fotográfica ou feita por computador).
Trechos selecionados
O trecho em que Jack, o personagem principal, está na floresta, diante das portas dos feriados. Ele abre uma e acaba caindo na terra do Natal (13m00s a 17m29s).
Atividade
Explique como funciona o stopmotion. Ele pode ser feito com uma câmera simples, mesmo de um telefone celular, e um boneco de massinha simples, apenas com cabeça e membros. Divida a turma em grupos e peça que façam um boneco de massinha. Quando estiver pronto, o fotografem a cada vez que o mudarem de posição. Depois solicite que exibam as fotos na sequência, criando um filme em stopmotion. Para fazer isso, basta passar as fotos rapidamente na própria máquina digital. Em seguida, estimule todos a criar uma história e desenhar um storyboard para planejar sua filmagem.
Avaliação
Peça que os estudantes apresentem seus trabalhos para a sala. Depois organize uma roda de debate para que todos analisem o que viram e discutam sobre as técnicas que aprenderam naquela aula.
Plano de aula utiliza o filme "O Som do Coração" para
discriminar sons da natureza, da cidade e da sala de aula.
Introdução
Filho de pais músicos, o menino Evan Taylor cresce em um orfanato e não conhece sua origem. Apesar disso, ele ouve música em todos os lugares e acredita que ela seja uma mensagem de sua família. Decide então sair em busca de sua história. Apesar desse lado de fantasia, o mais interessante é, contudo, destacar os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem se transformar em música. "Os alunos precisam aprender a escutar os variados sons que passam despercebidos ao seu redor", diz a professora Valéria Caram, do Colégio Pueri Domus, em São Paulo.
Objetivo
Discriminar sons da natureza, da cidade e da sala de aula.
Conteúdo
Sons do ambiente.
Trechos selecionados
Cena que mostra o garoto fugindo do orfanato em direção à cidade (21m07s a 22m07s). Trecho em que ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons (22m55s a 31m05s). Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a tocá-lo (41m43s a 44m25s).
Atividade
Exiba os trechos do filme. Leve as crianças a um parque, um bosque, uma praça ou qualquer área verde próxima à escola para que escutem os sons da natureza e, depois, a algum local urbanizado, para que fiquem atentas aos ruídos das ruas. Volte para a sala de aula e chame a atenção de todos para as vozes dos colegas. Destaque como vários sons às vezes passam despercebidos, como se fossem apenas parte do ambiente. Depois, faça uma música com as crianças. Peça que elas tentem reproduzir com instrumentos de percussão ou outros que tiver disponíveis os sons que ouviram durante aquela aula.
Avaliação
Observe quais os sons as crianças ouviram e avalie de que forma elas os reproduziram.
Filho de pais músicos, o menino Evan Taylor cresce em um orfanato e não conhece sua origem. Apesar disso, ele ouve música em todos os lugares e acredita que ela seja uma mensagem de sua família. Decide então sair em busca de sua história. Apesar desse lado de fantasia, o mais interessante é, contudo, destacar os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem se transformar em música. "Os alunos precisam aprender a escutar os variados sons que passam despercebidos ao seu redor", diz a professora Valéria Caram, do Colégio Pueri Domus, em São Paulo.
Objetivo
Discriminar sons da natureza, da cidade e da sala de aula.
Conteúdo
Sons do ambiente.
Trechos selecionados
Cena que mostra o garoto fugindo do orfanato em direção à cidade (21m07s a 22m07s). Trecho em que ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons (22m55s a 31m05s). Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a tocá-lo (41m43s a 44m25s).
Atividade
Exiba os trechos do filme. Leve as crianças a um parque, um bosque, uma praça ou qualquer área verde próxima à escola para que escutem os sons da natureza e, depois, a algum local urbanizado, para que fiquem atentas aos ruídos das ruas. Volte para a sala de aula e chame a atenção de todos para as vozes dos colegas. Destaque como vários sons às vezes passam despercebidos, como se fossem apenas parte do ambiente. Depois, faça uma música com as crianças. Peça que elas tentem reproduzir com instrumentos de percussão ou outros que tiver disponíveis os sons que ouviram durante aquela aula.
Avaliação
Observe quais os sons as crianças ouviram e avalie de que forma elas os reproduziram.
Plano de aula utiliza o filme "Osmose Jones" para compreender
o funcionamento do corpo humano.
Introdução
Osmose Jones é uma das células brancas que protegem o corpo do personagem vivido pelo ator Bill Murray, que não segue uma dieta balanceada e tem maus hábitos de higiene. Quando ele começa a adoecer por causa de um vírus, Jones e a pílula Drix precisam trabalhar juntos para tentar restaurar a saúde do corpo. O filme se torna então uma animação e mostra o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, o filme é bem didático. "Ele desperta o interesse dos alunos e funciona muito bem para aprofundar conceitos apresentados na aula."
Objetivo
Compreender o funcionamento do corpo humano e como o organismo reage no combate às doenças.
Conteúdos
Sistema digestório (anatomia e função dos órgãos; processo de digestão; higiene e segurança alimentar), sistema imunológico (defesas do organismo, leucócitos, muco, agentes patogênicos e mecanismos de defesa e imunização) e sistema nervoso (neurônios e memória, órgãos e coordenação do organismo).
Trechos selecionados
As cenas do filme que mostram especificamente os processos de digestão do personagem (53s a 5m39); as imagens do desenvolvimento da infecção (8m32s a 11m25s); os mecanismos de defesa centrados na região do nariz (32m15s a 37m03s); e as cenas que retratam a coordenação nervosa do corpo, incluindo os sonhos e o funcionamento do subconsciente (1h07m04s a 1h11m33s).
Atividade
Como introdução, relembre com a garotada os principais tipos de célula e os sistemas que compõem nosso corpo, a questão da higiene pessoal e dos hábitos alimentares e os principais agentes causadores de doenças por meio de alimentos. Após o filme, discuta os temas incentivando a descrição de exemplos vistos na obra. Para terminar, peça que a turma monte cartazes, indicando os melhores alimentos para consumo e as boas práticas de higiene.
Avaliação
Analise a participação nas atividades e os cartazes.
Osmose Jones é uma das células brancas que protegem o corpo do personagem vivido pelo ator Bill Murray, que não segue uma dieta balanceada e tem maus hábitos de higiene. Quando ele começa a adoecer por causa de um vírus, Jones e a pílula Drix precisam trabalhar juntos para tentar restaurar a saúde do corpo. O filme se torna então uma animação e mostra o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, o filme é bem didático. "Ele desperta o interesse dos alunos e funciona muito bem para aprofundar conceitos apresentados na aula."
Objetivo
Compreender o funcionamento do corpo humano e como o organismo reage no combate às doenças.
Conteúdos
Sistema digestório (anatomia e função dos órgãos; processo de digestão; higiene e segurança alimentar), sistema imunológico (defesas do organismo, leucócitos, muco, agentes patogênicos e mecanismos de defesa e imunização) e sistema nervoso (neurônios e memória, órgãos e coordenação do organismo).
Trechos selecionados
As cenas do filme que mostram especificamente os processos de digestão do personagem (53s a 5m39); as imagens do desenvolvimento da infecção (8m32s a 11m25s); os mecanismos de defesa centrados na região do nariz (32m15s a 37m03s); e as cenas que retratam a coordenação nervosa do corpo, incluindo os sonhos e o funcionamento do subconsciente (1h07m04s a 1h11m33s).
Atividade
Como introdução, relembre com a garotada os principais tipos de célula e os sistemas que compõem nosso corpo, a questão da higiene pessoal e dos hábitos alimentares e os principais agentes causadores de doenças por meio de alimentos. Após o filme, discuta os temas incentivando a descrição de exemplos vistos na obra. Para terminar, peça que a turma monte cartazes, indicando os melhores alimentos para consumo e as boas práticas de higiene.
Avaliação
Analise a participação nas atividades e os cartazes.
Plano de aula utiliza a animação "Procurando Nemo" para
conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies marinhas.
Introdução
O sucesso de bilheteria Procurando Nemo conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Para retornar ao mar, junto de seu pai, ele precisa da ajuda de novos amigos. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda a animação para explicar o funcionamento do ecossistema marinho, as características da Grande Barreira de Corais australiana e as relações entre diversas espécies de seres vivos. “No desenho, o tubarão Bruce queria ser ‘bonzinho’ e não comer peixe. Será que o fato de ele se alimentar de peixes o torna ‘mau’?”, questiona.
Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam.
Conteúdos
Ecossistema marinho e biodiversidade, fauna marinha, relações ecológicas, relações harmônicas e desarmônicas, colônias e preservação dos oceanos.
Trechos selecionados
O início do filme, que mostra a escola no fundo do mar e as interações entre diferentes espécies (5m15s a 10m59s). As cenas em que Nemo é capturado e levado a um aquário (11m57s a 16m56s) e o pai sai em busca do filho (18m32s a 25m12s). O trecho que mostra a tentativa de fuga de Nemo (28m09s a 30m34s).
Atividade
Depois de iniciar o trabalho sobre animais marinhos e as principais relações ecológicas no ambiente em que vivem, exiba o filme na íntegra ou apenas os trechos destacados. Pergunte às crianças o que os peixes comem e onde vivem. Solicite também que elas lembrem pelo menos dez espécies vistas e façam uma pesquisa para poder categorizá-las em vertebrados e invertebrados. Por fim, proponha que todos descrevam as principais características desses animais no caderno.
Avaliação
Analise o desempenho dos estudantes durante a aula, a qualidade da pesquisa e das informações registradas nos cadernos e a forma como relacionaram os conteúdos vistos em aula com o filme.
O sucesso de bilheteria Procurando Nemo conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Para retornar ao mar, junto de seu pai, ele precisa da ajuda de novos amigos. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda a animação para explicar o funcionamento do ecossistema marinho, as características da Grande Barreira de Corais australiana e as relações entre diversas espécies de seres vivos. “No desenho, o tubarão Bruce queria ser ‘bonzinho’ e não comer peixe. Será que o fato de ele se alimentar de peixes o torna ‘mau’?”, questiona.
Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam.
Conteúdos
Ecossistema marinho e biodiversidade, fauna marinha, relações ecológicas, relações harmônicas e desarmônicas, colônias e preservação dos oceanos.
Trechos selecionados
O início do filme, que mostra a escola no fundo do mar e as interações entre diferentes espécies (5m15s a 10m59s). As cenas em que Nemo é capturado e levado a um aquário (11m57s a 16m56s) e o pai sai em busca do filho (18m32s a 25m12s). O trecho que mostra a tentativa de fuga de Nemo (28m09s a 30m34s).
Atividade
Depois de iniciar o trabalho sobre animais marinhos e as principais relações ecológicas no ambiente em que vivem, exiba o filme na íntegra ou apenas os trechos destacados. Pergunte às crianças o que os peixes comem e onde vivem. Solicite também que elas lembrem pelo menos dez espécies vistas e façam uma pesquisa para poder categorizá-las em vertebrados e invertebrados. Por fim, proponha que todos descrevam as principais características desses animais no caderno.
Avaliação
Analise o desempenho dos estudantes durante a aula, a qualidade da pesquisa e das informações registradas nos cadernos e a forma como relacionaram os conteúdos vistos em aula com o filme.
Plano de Aula utiliza a animação "Wall-E" para aprimorar a
capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e
a questão dos resíduos sólidos.
Introdução
O longa animado Wall-E conta a história de um planeta Terra futurista e completamente devastado pela ação inconsequente da humanidade. Para sobreviver, os humanos abandonaram a Terra e decidiram viver em um cruzeiro espacial. Apenas os robôs ficaram, entre eles Wall-E, que tem a função de vasculhar o planeta e está disposto a provar que ainda é possível salvá-lo. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, na capital paulista, filmes como este são um recurso importante para o planejamento. “Ele estimula e favorece a aprendizagem de conteúdos ligados ao impacto causado pelo lixo.”
Objetivo
Aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos.
Conteúdos
Lixo; reciclagem; resíduos sólidos; poluição ambiental; condições essenciais para a vida na Terra; e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta.
Trechos selecionados
Os primeiros minutos do filme (1m10s a 12m18s), que mostram a situação em que se encontra a Terra futurista e como o robô vivia solitário; as cenas que mostram como vivem os seres humanos nessa época, tão gordos e sedentários que se esquecem inclusive de andar, se tornando completamente dependentes de máquinas (cena 1 - 38m59s a 42m59s; cena 2 - 44m08s a 52m11s); e o final, que trata da mudança de comportamento dos humanos (1h19m17s a 1h30m20s).
Atividades
Comece a aula apresentando o filme e indicando os principais conteúdos a serem tratados. Peça que as crianças anotem questões que chamaram a atenção durante a exibição e podem ser discutidas com os colegas. Após cada trecho, abra espaço para a garotada apresentar possíveis dúvidas e as esclareça. No fim, promova uma discussão em grupo sobre os pontos indicados pela classe. Sistematize no quadro as principais conclusões da garotada sobre o tema.
Avaliação
Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos
O longa animado Wall-E conta a história de um planeta Terra futurista e completamente devastado pela ação inconsequente da humanidade. Para sobreviver, os humanos abandonaram a Terra e decidiram viver em um cruzeiro espacial. Apenas os robôs ficaram, entre eles Wall-E, que tem a função de vasculhar o planeta e está disposto a provar que ainda é possível salvá-lo. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, na capital paulista, filmes como este são um recurso importante para o planejamento. “Ele estimula e favorece a aprendizagem de conteúdos ligados ao impacto causado pelo lixo.”
Objetivo
Aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos.
Conteúdos
Lixo; reciclagem; resíduos sólidos; poluição ambiental; condições essenciais para a vida na Terra; e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta.
Trechos selecionados
Os primeiros minutos do filme (1m10s a 12m18s), que mostram a situação em que se encontra a Terra futurista e como o robô vivia solitário; as cenas que mostram como vivem os seres humanos nessa época, tão gordos e sedentários que se esquecem inclusive de andar, se tornando completamente dependentes de máquinas (cena 1 - 38m59s a 42m59s; cena 2 - 44m08s a 52m11s); e o final, que trata da mudança de comportamento dos humanos (1h19m17s a 1h30m20s).
Atividades
Comece a aula apresentando o filme e indicando os principais conteúdos a serem tratados. Peça que as crianças anotem questões que chamaram a atenção durante a exibição e podem ser discutidas com os colegas. Após cada trecho, abra espaço para a garotada apresentar possíveis dúvidas e as esclareça. No fim, promova uma discussão em grupo sobre os pontos indicados pela classe. Sistematize no quadro as principais conclusões da garotada sobre o tema.
Avaliação
Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos
Plano de aula utiliza o filme "Bee Movie" para compreender a
relação entre plantas e animais, o processo d polinização e a importância dos
polinizadores.
Introdução
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.
Objetivos
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.
Conteúdos
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.
Trechos selecionados
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)
Atividade
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.
Avaliação
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.
Objetivos
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.
Conteúdos
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.
Trechos selecionados
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)
Atividade
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.
Avaliação
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.
Plano de aula utiliza o filme "O Caminho das Nuvens" para
explorar as mudanças de paisagem e dos modos de vida ao longo do tempo.
Como
explorar as diferentes paisagens brasileiras com "O Caminho das
Nuvens"
Introdução
Em O Caminho das Nuvens, pai, mãe e cinco filhos da Paraíba saem de seu estado com destino ao Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, repetindo um ciclo de migração que o Brasil conhece bem há décadas. Mas, por falta de dinheiro, eles percorrem os 3,2 mil quilômetros do percurso de bicicleta. "Além de discutir o processo da migração interna, as imagens também revelam aos alunos a diferença da paisagem em cada estado por onde passam os protagonistas", afirma a professora Aline Souza Melo, que leciona nos colégios Nova Escola e I. L. Peretz, ambos em São Paulo.
Objetivo
Observar as mudanças da paisagem (construções e natureza) e dos modos de vida (roupas, costumes e tecnologia) ao longo do tempo.
Conteúdo - Paisagem, espaço e lugar.
Em O Caminho das Nuvens, pai, mãe e cinco filhos da Paraíba saem de seu estado com destino ao Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, repetindo um ciclo de migração que o Brasil conhece bem há décadas. Mas, por falta de dinheiro, eles percorrem os 3,2 mil quilômetros do percurso de bicicleta. "Além de discutir o processo da migração interna, as imagens também revelam aos alunos a diferença da paisagem em cada estado por onde passam os protagonistas", afirma a professora Aline Souza Melo, que leciona nos colégios Nova Escola e I. L. Peretz, ambos em São Paulo.
Objetivo
Observar as mudanças da paisagem (construções e natureza) e dos modos de vida (roupas, costumes e tecnologia) ao longo do tempo.
Conteúdo - Paisagem, espaço e lugar.
Ano - 5º.
Trechos selecionados
Foco no início do filme, que ilustra a realidade da família na Paraíba e as cenas que mostram as mudanças de cenário à medida que os personagens avançam (cena 1 - 1m30s a 9m10s; cena 2 - 16m57s a 21m55s; cena 3 - 24m04s a 25m08s; cena 4 - 35m16s a 39m25s; cena 5 - 51m51s a 53m45s). O fim do filme, quando chegam ao destino (cena 6 - 1h10m20 a 1h18m00s).
Atividade
Distribua um roteiro de observação do filme com alguns itens para direcionar o olhar dos estudantes sobre paisagem, relações familiares, cultura, condições de trabalho e objetivo da família. Exiba os trechos do filme e, no fim, peça que escrevam sobre o desenvolvimento de cada estado, as condições das estradas, o estilo das construções, aspectos que mostrem a desigualdade social, o papel de cada um na família e a importância da obediência aos pais. Questione também o que eles acham sobre o pensamento fixo da família em mudar de cidade e melhorar a qualidade de vida. Sistematize as respostas no quadro e organize uma discussão coletiva.
Avaliação
Analise se os alunos tiraram do filme as informações solicitadas, suas percepções e como se saem no debate.
Trechos selecionados
Foco no início do filme, que ilustra a realidade da família na Paraíba e as cenas que mostram as mudanças de cenário à medida que os personagens avançam (cena 1 - 1m30s a 9m10s; cena 2 - 16m57s a 21m55s; cena 3 - 24m04s a 25m08s; cena 4 - 35m16s a 39m25s; cena 5 - 51m51s a 53m45s). O fim do filme, quando chegam ao destino (cena 6 - 1h10m20 a 1h18m00s).
Atividade
Distribua um roteiro de observação do filme com alguns itens para direcionar o olhar dos estudantes sobre paisagem, relações familiares, cultura, condições de trabalho e objetivo da família. Exiba os trechos do filme e, no fim, peça que escrevam sobre o desenvolvimento de cada estado, as condições das estradas, o estilo das construções, aspectos que mostrem a desigualdade social, o papel de cada um na família e a importância da obediência aos pais. Questione também o que eles acham sobre o pensamento fixo da família em mudar de cidade e melhorar a qualidade de vida. Sistematize as respostas no quadro e organize uma discussão coletiva.
Avaliação
Analise se os alunos tiraram do filme as informações solicitadas, suas percepções e como se saem no debate.
Plano de aula utiliza o filme "Narradores de Javé" para
compreender a utilização de fontes e documentos históricos
Introdução
A construção de uma usina hidrelétrica mexe com a rotinados habitantes de um pequeno vilarejo no interior do Nordeste. Ameaçada de desaparecer sob as águas da usina, Javé se mobiliza para que seja transformadaem patrimônioda humanidade e se livrar da destruição. Mas, como quase ninguém sabe escrever, a população apela para um morador expulso da cidade para contar a história. Esse é o enredo de Narradores de Javé, sugerido pela professora Thaísa Novaes de Senne, do CEU Butantã, em São Paulo. "O filme mostra como a história não é única, já que o personagem ouve versões diferentes sobre o passado da cidade."
Objetivo
Compreender a utilização de fontes e documentos históricos.
Conteúdos
Fontes históricas e história oral.
Trechos selecionados
A primeira parte, quando o líder da comunidade explica ao povo o que vai ocorrer (7m06s a 12m44s). A chegada do personagem Antonio Bia, que vai escrever a história (12m45s a 18m37s). Os que mostram três versões sobre a fundação: a heroica (21m30s a 30m28s), a que cita a mulher que encontra afamosa serra (33m21s a 47m58s) e a que explica tudo por meio de acasos (1h26m18s a 1h37m10s).
Atividade
Exiba os trechos do filme. Pergunte para os estudantes por que um mesmo fato pode ser contado de maneiras diversas. Isso só ocorre no cinema? E a história que estudamos e está nos livros? Ela é sempre uma verdade absoluta? Fatos contados por pessoas comuns podem ser considerados documentos históricos? Apresente aos alunos dois textos diferentes sobre um mesmo fato, como o Surgimento do Homem na América, da Revista USP (clique aqui para acessar), e Era uma Vez na América, da NOVA ESCOLA (clique aqui para acessar). Peça que os alunos os comparem e identifiquem pontos em que se aproximam e se distanciam e comentem suas impressões.
Avaliação
Observe as primeiras ideias dos alunos sobre o assunto e o desempenho deles no debate final para verificar a aprendizagem sobre o tema.
A construção de uma usina hidrelétrica mexe com a rotinados habitantes de um pequeno vilarejo no interior do Nordeste. Ameaçada de desaparecer sob as águas da usina, Javé se mobiliza para que seja transformadaem patrimônioda humanidade e se livrar da destruição. Mas, como quase ninguém sabe escrever, a população apela para um morador expulso da cidade para contar a história. Esse é o enredo de Narradores de Javé, sugerido pela professora Thaísa Novaes de Senne, do CEU Butantã, em São Paulo. "O filme mostra como a história não é única, já que o personagem ouve versões diferentes sobre o passado da cidade."
Objetivo
Compreender a utilização de fontes e documentos históricos.
Conteúdos
Fontes históricas e história oral.
Trechos selecionados
A primeira parte, quando o líder da comunidade explica ao povo o que vai ocorrer (7m06s a 12m44s). A chegada do personagem Antonio Bia, que vai escrever a história (12m45s a 18m37s). Os que mostram três versões sobre a fundação: a heroica (21m30s a 30m28s), a que cita a mulher que encontra afamosa serra (33m21s a 47m58s) e a que explica tudo por meio de acasos (1h26m18s a 1h37m10s).
Atividade
Exiba os trechos do filme. Pergunte para os estudantes por que um mesmo fato pode ser contado de maneiras diversas. Isso só ocorre no cinema? E a história que estudamos e está nos livros? Ela é sempre uma verdade absoluta? Fatos contados por pessoas comuns podem ser considerados documentos históricos? Apresente aos alunos dois textos diferentes sobre um mesmo fato, como o Surgimento do Homem na América, da Revista USP (clique aqui para acessar), e Era uma Vez na América, da NOVA ESCOLA (clique aqui para acessar). Peça que os alunos os comparem e identifiquem pontos em que se aproximam e se distanciam e comentem suas impressões.
Avaliação
Observe as primeiras ideias dos alunos sobre o assunto e o desempenho deles no debate final para verificar a aprendizagem sobre o tema.
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Além dos filmes
destacados, há outras sugestões bem bacanas e interessantes pedagogicamente que
o Professor poderá explorar. Veja abaixo:
Plano de aula utiliza o filme "Volcano - A Fúria" para
explicar o vulcanismo como um fenômeno natural, e não como uma tragédia.
Plano de aula utiliza o filme "De Volta para o Futuro" para
observar as mudanças da paisagem e dos modos de vida.
Plano de aula utiliza o filme "O Príncipe do Egito" para
discutir as diferenças entre as religiões politeístas e monoteístas.
Plano de aula utiliza o filme "Carlota Joaquina - Princesa do
Brasil" para fazer a contraposição entre a historigrafia do Brasil Colônia
e o que o cinema retrata.
Sequência didática para explorar a Pré-História com turmas do 3º ao 5º
ano.
Plano de aula utiliza o filme "Pagemaster - O Mestre da
Fantasia" para discutir gêneros literários.
Plano de aula utiliza o filme "Kirikú e a Feiticeira" para
ampliar o repertório narrativo com os contos africanos.
Plano de aula utiliza o filme "Donald no País da Matemágica para
resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.
Sequência didática para trabalhar a análise dos movimentos com circuitos
nas séries iniciais.
Plano de aula explora a transição do desenho (plano) para a escultura
(tridimensional).
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Ficou Otimo!!!!
ResponderExcluiradorei os filmes indicados e essas fotos que tudooooo.